Scrum: o que é, como usar e exemplos

scrum o que e, mulher participando de reuniao sprint scrum

O Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos que se baseia em ciclos curtos de desenvolvimento, chamados de sprints. Cada sprint tem uma duração definida, geralmente de duas a quatro semanas. Continue a leitura para saber mais!

Você provavelmente deve se perguntar o que é Scrum, certo? No mundo dinâmico do desenvolvimento de software, tendo em mente os requisitos do cliente em constante mudança, o método tradicional de segmentação do desenvolvimento em fases está rapidamente se tornando inadequado. Por isso, conhecer a metodologia Scrum deve ser sua prioridade. É sobre ele que falaremos neste conteúdo, por isso, siga a leitura.

Scrum: O que é?

Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos que se baseia em ciclos curtos, chamados de sprints, para entregar produtos ou serviços de alta qualidade, de forma ágil e eficiente.

O processo Scrum incentiva os praticantes a trabalhar com o que eles têm e avaliar continuamente o que está ou não funcionando. A boa comunicação é essencial e é realizada por meio de reuniões, chamadas de “eventos”.

Os eventos do Scrum incluem o seguinte:

Scrum diário

O Scrum é uma reunião curta e em pé que acontece todos os dias no mesmo local e horário. Nessas reuniões, a equipe revisa o trabalho realizado no dia anterior e planeja o que será feito nas próximas 24 horas. Também é um momento para discutir problemas que podem impedir a conclusão do projeto.

Sprint

Um Sprint é um período de tempo fixo, geralmente de 30 dias, durante o qual a equipe Scrum trabalha para entregar um conjunto de funcionalidades do produto ou serviço. Novos Sprints começam logo após o término do anterior.

Reunião de Planejamento da Sprint

Nas reuniões de trabalho para um Planejamento da Sprint, todos os membros da equipe se reúnem para definir as metas do Sprint e planejar o trabalho que será realizado. No final da reunião, deve haver um plano para entregar pelo menos um incremento do produto ou serviço, que é um software utilizável.

Revisão de Sprint

Este é o momento de mostrar o incremento para iniciar suas atividades e organizar suas tarefas.

Retrospectiva da Sprint

A Retrospectiva da Sprint é uma reunião que acontece após o término de um Sprint. Durante a reunião, a equipe reflete sobre o processo e identifica áreas de melhoria. Um exercício de formação de equipe também pode ser realizado para melhorar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe.

Quer aprender mais sobre criar uma equipe mais produtiva? Então assista esse vídeo do Christian Barbosa:

Onde aplicar Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil que pode ser aplicada a uma ampla variedade de projetos, desde desenvolvimento de software até marketing e vendas. No entanto, existem alguns cenários em que o Scrum é particularmente adequado.

Em projetos complexos ou que envolvem muitas partes interessadas, o Scrum pode ajudar a garantir que o projeto permaneça no caminho certo e que as expectativas sejam atendidas. Isso ocorre porque o Scrum é baseado em ciclos curtos, chamados de sprints, que permitem que o progresso seja monitorado e ajustes sejam feitos com frequência.

Em projetos que exigem flexibilidade, o Scrum também é uma boa opção. Isso ocorre porque o Scrum permite que o escopo do projeto seja alterado com facilidade, conforme necessário.
É importante ressaltar que o Scrum não é uma solução única para todos os projetos. Em alguns casos, pode ser mais adequado usar outra metodologia ágil, como o Kanban ou o XP. No entanto, o Scrum é uma opção versátil e eficaz que pode ser aplicada a uma ampla variedade de projetos.

Qual objetivo do Scrum?

O objetivo do Scrum é entregar produtos ou serviços de alta qualidade, de forma ágil e eficiente. Para isso, o Scrum se baseia em três princípios fundamentais:

Auto-organização: As equipes Scrum são auto-organizadas, o que significa que elas são responsáveis por gerenciar seu próprio trabalho e tomar decisões sobre como entregar o produto ou serviço.

Transparência: Todas as informações relacionadas ao projeto devem ser transparentes para todos os envolvidos. Isso inclui o backlog do produto, o progresso do sprint e os resultados da revisão do sprint.

Inspeção e adaptação: O progresso do projeto é inspecionado regularmente e adaptações são feitas conforme necessário. Isso permite que o projeto permaneça no caminho certo e que as expectativas sejam atendidas.

O que é importante em todos os Projetos Scrum?

mulher anotando em uma prancheta de frente para um quadro com posts its colados

Primeiro, a equipe pode fazer diretamente todas as perguntas necessárias à parte interessada. Ou seja, todos os itens do backlog (“pilha de pedidos” em espera) do produto devem ser levantados. 

Segundo, o cliente participa de todas as discussões e pode avaliar se as hipóteses são plausíveis. Isso não garante que não haverá hipóteses ruins, mas o processo ajudará a construir confiança e reduzir conflitos.

Outro item importante é o planejamento do sprint. Ele só deve acontecer quando o backlog do produto tiver itens suficientes para pelo menos dois sprints.

Caso contrário, o projeto pode ficar fora de controle, pois o escopo dos sprints mais próximos não está definido no backlog do produto.

Não menos importante, para definir as metas do Sprint garante que a equipe e o cliente alinhem seus objetivos. Elas determinam o que a equipe deve realizar durante o sprint e ajudam a priorizar os itens de um backlog. Normalmente, um proprietário do produto configura uma meta de sprint antes de selecionar itens para o próximo sprint.

Então, durante o planejamento do sprint, a equipe escolhe os itens para aquele sprint, de acordo com o objetivo. Os objetivos são articulados em declarações claras de uma ou duas frases como por exemplo:

  • Implementar o fluxo de check-out em uma loja online: visualizar o carrinho, definir o pagamento, escolher o método de entrega, pagar, receber e-mail de confirmação.

Conheça os termos relacionados a Metodologia Scrum que você precisa conhecer

Quando buscamos posicionar nossa empresa em um lugar melhor no mercado acabamos encontrando estratégias com algumas nomenclaturas um pouco desconhecidas.

Por isso, vamos explicar brevemente cada uma delas que você poderá encontrar ou já encontrou sobre a metodologia Scrum.

O que é scrum master?

É o facilitador do projeto. Estes profissionais garantem que as melhores práticas do Scrum sejam seguidas. Eles devem ser bons líderes e gerentes de projeto, habilidosos em colaboração, resolução de conflitos e melhoria de processos.

O que é framework scrum?

O framework Scrum é de natureza especulativa e significa: reconhecer o fato de que um time não conhece tudo no início de um projeto e o aprendizado evolui gradualmente durante o planejamento de projeto.

Ele é criado de forma que as equipes continuem atualizando suas prioridades de acordo com os requisitos do usuário final e se ajustando continuamente às condições flutuantes.

O que é sprint no scrum?

Sprint é uma interação com a equipe de um ciclo de desenvolvimento contínuo. Dentro de um Sprint, a parte programada de trabalho deve ser realizada pelo time e planejada para revisão. 

Dessa forma, os projetos Scrum são divididos em intervalos de tempo pequenos e consistentes chamados de sprints. Assim, eles podem ser tão curtos quanto alguns dias e geralmente não duram mais de 3 a 4 semanas.

O que é Product Backlog no scrum?

O Product Backlog é uma lista emergente e ordena o que é fundamental para aperfeiçoar o produto. É a fonte singular de trabalho executado pelo Time Scrum.

Os itens do Product Backlog que estão prontos para serem desenvolvidos pelo Time Scrum são selecionados no Planejamento do Sprint.

Para que o Product Backlog esteja claro, ele precisa ser refinado. O refinamento é o processo de dividir os itens do Product Backlog em itens menores e mais precisos.

Esta é uma atividade contínua para adicionar detalhes, como descrição, pedido e tamanho. Os atributos geralmente variam de acordo com o domínio do trabalho.

Gestão de Projetos em Metodologia Scrum: quais as vantagens?

homem anotando em posts its colado em painel

Scrum oferece várias vantagens significativas, como:

  • A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças – o que pode envolver evitar riscos e/ou explorar oportunidades;
  • A capacidade de iniciar projetos rapidamente versus passar semanas e meses desenvolvendo um plano detalhado;
  • Maior transparência e visibilidade, devido a uma combinação de reuniões diárias, check-ins contínuos e planejamento de sprint. Consequentemente, mais responsabilidade e controle no nível da equipe;
  • Melhor colaboração e compartilhamento de conhecimento. Lembre-se de que cargos são irrelevantes nas equipes Scrum – o que importa é se os membros da equipe realizam ou não gestão de tarefas necessárias;
  • Potencial economia de custos, pois problemas e questões são trazidos à tona quando surgem – não mais tarde no projeto, quando resolvê-los pode ser caro e demorado.

Veja exemplos da metodologia Scrum aplicada com sucesso

mão segurando caneta escreveno scrum em um post-it

Esse método permite que as equipes revisem e testem os componentes à medida que concluem as tarefas. 

Mais importante, ele fornece a flexibilidade necessária para acompanhar as demandas do cliente que podem mudar durante o processo de desenvolvimento. 

As equipes revisam seu trabalho e, em retrospecto, formulam melhores maneiras de como as coisas poderiam ter sido feitas.

Agile Scrum ganhou popularidade entre as organizações de desenvolvimento de software. Alguns deles são:

IBM

imagem logo letrasIBM

A IBM é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, conhecida por criar hardware de computador. O Agile Scrum desempenhou um grande papel na melhoria das operações de negócios da IBM, tanto que oferece seu próprio software de gerenciamento que incorpora o ambiente de desenvolvimento ágil chamado IBM Rational Team Concert.

A IBM começou identificando três áreas de mudança:

  • Processo;
  • Pessoas;
  • Ferramentas;

O resultado final foi que a IBM testemunhou melhorias em todos os níveis, em métricas como entrega no prazo, lista de defeitos, defeitos beta corrigidos, manutenção e inovação.

Google

logo google letras em azul, vermelho, laranja, verde

Um grande exemplo é como o Google cria e melhora seu sistema operacional Android. Ele permite que os usuários participem de um programa beta usando um sistema operacional Android em funcionamento.

Gradualmente, um recurso ou um conjunto deles são liberados para testadores beta e, se os relatórios de feedback indicarem vários bugs ou problemas importantes com usabilidade, a atualização será revertida.

Spotify

logo spotify letras em verde

O serviço de streaming de música é outra empresa notável que implementou com sucesso um ambiente Agile e obteve grandes resultados com isso.

O Spotify tem vários funcionários organizados em squads (pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos). Cada squad é responsável por construir e manter uma função específica do aplicativo Spotify. Ao adotar essa abordagem, o Spotify é capaz de atribuir a cada squad suas respectivas tarefas sem correr o medo de que um mau compromisso quebre toda a plataforma.

Saiba mais sobre a Neotriad!

A metodologia Scrum é uma excelente opção para empresas que desejam trabalhar com desenvolvimento de projetos de forma mais ágil e eficaz. Ela é baseada em um conjunto de práticas e princípios que permitem que as equipes aprendam e se adaptem ao longo do tempo, de acordo com as necessidades do usuário final.

Para que a metodologia Scrum seja aplicada com sucesso, é importante que as equipes estudem cada detalhe dela. Isso garantirá que os projetos sejam entregues com qualidade, dentro do prazo.

Se você está procurando uma solução para a gestão detalhada dos seus projetos, conheça o Software Neotriad. Experimente por 14 dias gratuitos e veja como o Neotriad pode ajudar o seu negócio a alcançar o sucesso.

Banner-Teste-Neotriad-Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + quinze =

Rolar para cima