Modelo de negócio Canvas: O que é e como usar? Guia Completo!

sala de reunião com pessoas, mulher fazendo modelo de negocio canvas no quadro com post its

Modelo de negócio Canvas: como visualizar e validar seu negócio em uma única folha de papel. Imagine poder listar todos os principais blocos de construção de que precisa em uma única folha de papel. Isso é possível com o modelo de negócio Canvas, uma ferramenta que permite visualizar e validar seu negócio de forma rápida e fácil.

O modelo de negócio Canvas é uma ótima maneira de se forçar a focar nos elementos mais estrategicamente importantes do seu produto. Como o nome sugere, ele é usado para delinear os blocos de construção fundamentais de um negócio, mas também pode funcionar muito bem para um produto.

Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o modelo de negócio Canvas, incluindo como usá-lo para criar, gerenciar e melhorar seu negócio.

O que é Business Model Canvas?

homem de óculos com mão no queixo com cara de duvida

O modelo de negócio canvas é uma ferramenta poderosa que pode ajudar empreendedores e gestores a criar e validar modelos de negócios. Ao entender como cada bloco funciona, você pode criar um modelo de negócio que seja sustentável e lucrativo.

Exemplo de Modelo de Negócio Canvas

As categorias ou intervalos contidos em uma tela podem ser personalizados. Mas a maioria será semelhante aos que vamos explicar abaixo — cobrindo áreas-chave como:

Parceiros-chave (como terceiros se encaixa no plano);

Este bloco descreve as parcerias que a empresa precisa para entregar sua proposta de valor.

Atividades Chave

No bloco de atividades-chave estão as atividades que a empresa precisa realizar para entregar sua proposta.

No exemplo de um serviço de streaming de música, as atividades-chave podem incluir acesso a conteúdo, entrega de conteúdo ou pagamentos.

As recomendações de valor do produto (a promessa e o que realiza);

O primeiro bloco do modelo de negócio canvas é a proposta de valor. Este bloco descreve o que a empresa faz para resolver um problema ou atender a uma necessidade do segmento de clientes.

No exemplo, pode incluir acesso a uma biblioteca de músicas, oferecendo aos clientes acesso a uma ampla variedade de músicas, conveniência para que os clientes ouçam música de qualquer lugar e personalização, permitindo que os clientes personalizem suas listas de reprodução de música.

Vínculo com o consumidor (como o pessoal apoiará e operará com sua base de clientes);

Este bloco descreve como a empresa constrói e mantém relacionamentos com o segmento de clientes.

No exemplo, a empresa oferece um serviço de streaming gratuito com anúncios para clientes que ainda não estão prontos para assinar um plano pago.

Segmentos de clientes (para quem se destina);

Este bloco identifica o público-alvo da empresa.

No exemplo, a empresa é uma startup que oferece um serviço de streaming de música. O segmento de clientes é definido como pessoas que gostam de ouvir música online.

Soluções-chave (quais ferramentas e orçamento o time acessará);

Este bloco descreve os recursos que a empresa precisa para entregar sua proposta de valor.

No exemplo, os recursos-chave são uma biblioteca de músicas, um software de streaming e uma equipe de desenvolvimento.

Canais (como a organização irá comercializá-lo e vendê-lo);

Este bloco descreve como a empresa se comunica com o segmento de clientes e entrega sua proposta de valor.

No exemplo, os canais de comunicação são o site da empresa e aplicativos para smartphones. Os canais de entrega são o streaming de música pela internet.

Estrutura de custos (valor para desenvolver o produto, da mesma forma para realizar sua venda);

Este bloco descreve os custos que a empresa precisa arcar para entregar sua proposta de valor.

No exemplo, os custos incluem a aquisição de músicas, o desenvolvimento de software e a manutenção do site e dos aplicativos.

Fluxos de receita (como o produto fará dinheiro);

Este bloco descreve como a empresa gera receita.

No exemplo, as fontes de receita são a assinatura mensal e a compra de músicas individuais.

Percebe-se que esse é um conjunto abrangente que ajuda você a pensar em todos os aspectos do seu produto antes de desenvolvê-lo.

Fatores adicionais podem afetar sua estratégia, mas esses detalhes de alto nível são um bom ponto de partida. Eles cabem em uma única página e podem ajudá-lo a desenvolver um roteiro de produto eficaz.

Para que serve o Business Model Canvas?

Modelo de Negócio Canvas

Um modelo de negócio do Canvas é composto por nove blocos que representam os principais aspectos de um negócio, como proposta de valor, segmentos de clientes, canais de distribuição, fontes de receita, entre outros. Pode ser usado também para desenvolver um roteiro de produto, pois ajuda empreendedores e empresários a pensar em todos os aspectos do seu negócio antes de começar a desenvolvê-lo.

Aqui estão alguns dos benefícios de usar uma tela de modelo de negócios para pensar em estratégias de produto:

Você pode usar um modelo de negócio Canvas para mapear rapidamente:

Você pode usar essa abordagem de tela em apenas algumas horas (é possível até fazer isso com post-its).

Em vez de tentar escrever um plano de produto completo de antemão, você pode começar com os destaques. Depois, você pode traduzir esses destaques em seu roteiro de produto.

Uma tela de modelo de negócios será mais ágil:

Um problema com o plano de negócios tradicional era que, como era escrito antes do lançamento do produto, quase sempre era impreciso. 

Esses planos substanciais incluíam estimativas de custos detalhadas, projeções de receitas para muitos anos no futuro e planos de longo prazo para aumentar o quadro de funcionários. Como isso poderia permanecer correto por muito tempo?

Em termos de produto, você pode pensar no plano de negócios como se fosse um MRD (Documento de Requisitos de Mercado). É longo, detalhado e provavelmente quase falso no momento em que é feito.Mas como você pode montar uma tela tão rapidamente, ela refletirá com muito mais precisão o seu pensamento estratégico e a realidade atual da sua empresa. E se as coisas mudarem, será mais fácil do que ajustar um plano longo e detalhado.

Os roteiros da tela do modelo de negócios permitem que você gire conforme necessário:

Um modelo de negócios Canvas pode orientar seu roteiro de negócios. Se algo acontecer e você precisar priorizar novamente ou dinamizar seu produto, você pode atualizar facilmente o modelo de negócios Canvas.

Este documento curto e de alto nível é muito mais fácil de atualizar do que um MRD monstro ou plano de negócios.

Com uma tela de modelo de negócios de uma página atuando como o suporte estratégico para seu roteiro, você sempre será capaz de localizar rapidamente quaisquer itens ou planos que precisam ser atualizados.

Como estruturar um Modelo de Negócios Canvas na prática?

homem e mulher olhando para uma parede de vidro com diversos post its, mulher segurando caneta

Pense na variedade de Canais na tela do modelo de negócios. Então se sua equipe estiver construindo uma tela, talvez você necessitará de várias ideias para alcançar os clientes:

  • Parceiros afiliados;
  • Publicidade boca a boca dos usuários.

É fácil escrever. Mas como você vai traduzir essa estratégia de “boca a boca” em um plano real?

Talvez você precise reservar tempo e recursos para desenvolver coisas diretamente em seu produto que tornem mais fácil para os usuários compartilharem suas experiências com amigos, como uma ferramenta útil para ajudá-los a twittar sobre isso.

Talvez você até queira incluir um recurso “Convidar um amigo” que permite aos usuários enviar facilmente uma licença de teste para amigos, ou um recurso de cupom que oferece alguma recompensa para um usuário que traz mais dois usuários.

Saiba mais!

O que devemos saber é que seu modelo de negócios Canvas pode servir como um grande lembrete estratégico das coisas que você determinou que são importantes o suficiente para constar em seu roteiro de produto.

Portanto, você pode sempre olhar para trás e ver imediatamente — afinal, é apenas uma página — se ainda está trabalhando em todos os elementos essenciais do seu produto ou se inadvertidamente se desviou deles e se perdeu nos detalhes errados. É por isso que somos defensores da abordagem do modelo de negócio Canvas.Quer organizar melhor seus projetos e negócios como um todo? Então conheça hoje mesmo o Software Neotriad e experimente por 14 dias gratuitos.

Leia também: 

Banner-Teste-Neotriad-Pessoal


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + catorze =

Rolar para cima