Mulheres Líderes: Conheça as líderes do mundo nos últimos anos

mulheres lideres, imagem de Oprah Winfrey

Quais são as virtudes de mulheres líderes? Existem muitos aspectos que ajudam a moldar o comandante ideal para uma equipe, uma empresa ou um país.

Definir as maiores líderes do mundo não é uma tarefa fácil porque há muitos nomes de peso. Porém, esse post traz 8 exemplos de mulheres líderes que podem inspirar você em sua liderança diária.

A lista com 8 das maiores líderes do mundo nos últimos anos conta com notáveis e representantes de diferentes países. Confira o top 8 a seguir.

Madre Teresa de Calcutá

Conheça 8 das maiores líderes femininas do mundo nos últimos anos - Madre Teresa de Calcutá

Fundadora da ordem “Missionárias da Caridade”, organização presente em mais de cem países, Madre Teresa de Calcutá é um grande exemplo para todos e é quem abre nossa lista de mulheres líderes.

Seu sonho era simples e comum, principalmente entre os religiosos: ajudar os mais pobres. A grande diferença é que Madre Teresa de Calcutá não se satisfazia com pouco e percebeu que, mesmo para a caridade, era preciso trabalhar duro. Por isso, planejou cada passo até criar a ordem e conseguir a autorização da igreja — o processo levou 20 anos. Queria fazer um trabalho diferencial, negociando, inclusive, com empresas para conseguir o que queria.

Tão importante quanto levantar as mangas e fazer alguma coisa é planejar cada passo. Você precisa saber exatamente aonde pretende chegar. Além disso, nem sempre é bom copiar fórmulas já estabelecidas no mercado.

Greta Thunberg

Com apenas 16 anos de idade (atualmente 20 anos), a sueca Greta Thunberg é a mais jovem líder da nossa lista. Seu grande feito foi dar visibilidade à causa das mudanças climáticas em 2018. Greta foi uma das líderes de um movimento que se espalhou por mais de 200 cidades de dezenas de países.

A jovem tem um longo caminho a percorrer, mas sua presença na lista tem relação direta com a precocidade de seus feitos. Seja como for, Greta Thunberg demonstra que não existe idade certa para arregaçarmos as mangas e lutarmos por aquilo em que acreditamos. Isso vale para seu ativismo e também para o mundo empresarial, de onde costumamos pinçar os grandes líderes.

Jacinda Ardern

Uma liderança que vem do campo da política, Jacinda Ardern é a mais jovem primeira-ministra da Nova Zelândia, eleita em 2017. Ardern tem sido reconhecida, desde então, pela sensibilidade com que trata os sérios assuntos que uma chefe de estado tem de encarar.

Jacinda Ardern tem sido um exemplo para o mundo e transmite a poderosa ideia de que ele pode ser um lugar melhor para todos. Sempre em tom conciliador, a líder da Nova Zelândia tem se mostrado uma grande comunicadora.

Angela Merkel

“Mutti” (mãe da ação). É assim que Angela Merkel ficou conhecida na Alemanha. Reconhecida como pessoa do ano pela revista Time, na verdade, Merkel nem sempre teve apoio. Quando ingressou na carreira política, muitos consideravam a falta de carisma como o seu calcanhar de Aquiles. Com o passar do tempo, no entanto, sua competência e seriedade foram reconhecidas não só pelos membros do seu partido, como entre toda a nação, passando a assumir, em novembro de 2005, a chancelaria da República Federal da Alemanha.

Nem sempre o carisma é uma condição necessária para a formação de um líder. Na verdade, a pró-atividade e o comprometimento podem ser armas ainda mais poderosas para conquistar os colaboradores e fazer com que toda a empresa caminhe no mesmo sentido.

Malala Yousafzai

Conheça 8 das maiores líderes femininas do mundo nos últimos anos - Malala Yousafzai

Malala Yousafzai é mais uma jovem ativista em nosso top 8. Sua luta é pelo acesso das mulheres à educação em uma área do Paquistão dominada pelo grupo fundamentalista talibã. Malala teve repercussão internacional principalmente após sobreviver a um atentado sofrido aos 15 anos de idade, em 2012. Desde então, ela não mediu esforços para cumprir sua missão de levar educação a mulheres paquistanesas.

A coragem para enfrentar um inimigo assustador como o talibã e a nobreza de sua causa levou Malala a ser a pessoa mais jovem a conquistar o Prêmio Nobel da Paz, com apenas 17 anos de idade. Por consequência, a ativista inspira pessoas de todo o mundo.

Oprah Winfrey

Conheça 8 das maiores líderes femininas do mundo nos últimos anos - Oprah Winfrey

Mais conhecida por seu célebre talk show, Oprah Winfrey é uma das empresárias mais admiradas do mundo e está na lista entre as mulheres líderes. O caminho para se tornar uma grande líder passou por aspectos como o cuidado ao montar a sua equipe e a atenção destacada para a extensão da sua marca. Esse ponto é fundamental, pois Oprah soube compreender o momento em que o seu nome extrapolou o programa de TV e se tornou uma marca de grande relevância.

Como isso foi possível? Graças a outra virtude de Oprah, a capacidade de sonhar grande e agarrar oportunidades de crescimento.

Margaret Thatcher

Outra figura controversa em nossa lista. Margaret Thatcher tinha uma visão clara para o futuro da Inglaterra: o caminho do progresso era diminuir o papel do Estado e abrir a economia. Alguns economistas, até hoje, atribuem o sucesso econômico do país às decisões tomadas por Thatcher, que ficou no poder entre 1979 e 1990, por três mandatos consecutivos. Acontece que a premiê britânica era uma defensora tão fervorosa de suas ideias, que acabou gerando uma série de inimigos, com os quais debatia com fervor, como os sindicados, comunistas, entre outros. Pela ferocidade com que defendia suas ideias, Thatcher ganhou o apelido de “Dama de Ferro”.

Nem sempre mulheres líderes consegue agradar a todos. Na verdade, é comum que ele encontre inimigos, afinal, sempre existiram forças tendendo para lados diferentes. Em alguns momentos, no entanto, é importante manter o pulso firme e batalhar por aquilo que você acredita.

Sheryl Sandberg

Conheça 8 das maiores líderes femininas do mundo nos últimos anos - Sheryl Sandberg

CEO do Facebook desde 2008, Sheryl Sandberg é a grande responsável pelo imenso sucesso da empresa na atual década. Comandar uma das principais companhias do mercado de tecnologia é um desafio de respeito. Por isso, Sandberg demonstrou virtudes muito importantes em sua caminhada, dentre as quais podemos destacar o espírito de equipe, a paixão pelo negócio e a ambição de fazê-lo chegar cada vez mais longe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Rolar para cima