Desenvolvimento Profissional: Como se manter em evolução

Imagine que você está trabalhando há alguns anos na mesma empresa. Você é bom no seu trabalho, mas sente que está estagnado? Neste artigo, vamos discutir a importância do desenvolvimento profissional e como ele pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira.

Nesse cenário, o desenvolvimento profissional é essencial para você. Através dele, você pode adquirir novas habilidades e conhecimentos, melhorar suas competências e se tornar um profissional mais completo. Seja você um empreendedor ou um colaborador, o desenvolvimento profissional deve ser uma meta permanente. O desafio, no entanto, é encontrar os caminhos para evoluir de forma contínua. 

O que é Desenvolvimento Profissional ?

O desenvolvimento profissional é o processo de aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes que contribuem para o crescimento e aperfeiçoamento da carreira de um profissional. Ele pode ser realizado de forma formal, por meio de cursos, treinamentos e workshops, ou de forma informal, por meio da experiência prática e da autoaprendizagem.

O desenvolvimento profissional é importante para os profissionais por diversos motivos, incluindo:

  • Melhoria das habilidades e competências: O desenvolvimento profissional ajuda os profissionais a adquirir novas habilidades e competências, o que os torna mais competitivos no mercado de trabalho.
  • Aumento da produtividade: Os profissionais que estão em constante desenvolvimento são mais produtivos e contribuem para o crescimento da empresa.
  • Melhoria das chances de promoção: Os profissionais que investem no seu desenvolvimento profissional têm mais chances de serem promovidos.
  • Satisfação pessoal: O desenvolvimento profissional pode levar a um maior senso de realização pessoal e profissional.

Como Fazer Um Plano de Desenvolvimento Profissional

Pessoas que buscam constantemente o desenvolvimento profissional têm muito mais chances de alcançar o sucesso em suas trajetórias. A seguir, vamos apresentar algumas iniciativas que vão ajudar você a manter esse mindset de crescimento permanente. 

Estabeleça metas e valorize as pequenas conquistas 

mãos segurando caneta iniciando escrita em um caderno

Não espere grandes conquistas em seu desenvolvimento profissional. A evolução acontece com a acumulação de pequenas vitórias, que, ao final, se transformam em um grande resultado.

É fácil entender que pequenas conquistas levam a grandes resultados. No entanto, muitas pessoas têm um mindset que não permite que elas apreciem esses feitos.

Estabelecer metas menores nos dá a noção de construir algo tijolo por tijolo. Mas o segredo é valorizar a si mesmo à medida que esses objetivos são cumpridos, um a um. 

Um exemplo de pequena meta? Ler um livro apropriado para o seu desenvolvimento profissional em uma semana. 

No vídeo abaixo compartilhamos 5 dicas de livros que vão ajudar você a desenvolver a habilidade de gerenciamento de tempo e produtividade. Confira:

Tenha metas ambiciosas também em prazos mais curtos 

A ideia de construir uma casa tijolo por tijolo é ilustrativa e merece ser enaltecida. Muitas vezes, você irá progredir com esse mindset da evolução que acontece de forma gradativa. 

No entanto, o desenvolvimento profissional não se resume ao crescimento em ritmo médio ou lento. Em alguns momentos, precisamos de um empurrãozinho para sair da zona de conforto. Metas ambiciosas de curto e médio prazo podem ser o que precisamos para nos motivar.

Definir metas ambiciosas é uma forma de sair da zona de conforto e alcançar resultados mais rapidamente. Esse tipo de meta não deve ser a regra, naturalmente.  É importante encontrar um equilíbrio entre as metas pequenas do dia a dia e os objetivos maiores e mais desafiadores, que nos trazem uma sensação de conquista mais rápida.

Por exemplo: uma imersão ou um curso de duração mais curta pode virar um grande objetivo de prazo reduzido. Você pode impor a si mesmo a missão de refletir sobre os conceitos aprendidos e propor aplicações para ele em sua empresa.

Faça um estudo sobre o seu próprio tempo

relógio em cima de vários livros em cima de uma mesa com copo decorativo com vários lápis dentro

Você já deve ter reparado como as pessoas estão com suas vidas extremamente corridas e sem tempo para nada. Somente com uma análise individual podemos cavar algumas horas em nosso dia para encaixar novas atividades. 

Em primeiro lugar, faça um verdadeiro raio-x das suas atividades semanais. O que é realmente importante? O que pode ser deixado de lado ou adaptado de alguma forma? Será que uma das atividades toma tempo demais? 

Responder a essas perguntas vai lhe ajudar a aliviar a agenda e possibilitar o encaixe de atividades voltadas ao seu desenvolvimento profissional. 

A Tríade do Tempo pode te ajudar a priorizar as atividades tanto na vida pessoal quanto profissional. Se você está se sentindo sem tempo, cansado e estressado, vale a pena conhecer essa metodologia. 

Faça o Teste de Tempo disponível no site da Neotriad. O resultado te ajuda a organizar a vida e o trabalho, proporcionando mais tempo e foco no que realmente importa!

Entenda onde buscar o desenvolvimento profissional 

mulher sentada em uma cadeira de frente para um notebook na mesa escrevendo, trabalhando, garrafa de água, plantas, mochila

Digamos que você conseguiu deixar vagas sete horas ao longo da sua semana. Isso possibilita, em média, uma hora por dia para você direcionar ao desenvolvimento profissional. 

A grande questão é como otimizar esse tempo para obter os aprendizados mais ricos e proveitosos. Isso varia bastante de acordo com a área em questão, por isso você deve dedicar as primeiras horas vagas à pesquisa. Encontre boas instituições de ensino, livros específicos que você deve conhecer, além de clubes e comunidades relacionadas ao seu segmento.  

O ensino à distância é uma opção válida, mas é preciso separar o joio do trigo. Existem muitos cursos de qualidade disponíveis, mas também há alguns que não valem a pena. É importante pesquisar e comparar as opções antes de se matricular.

Coloque todos os aprendizados em prática 

A ideia do desenvolvimento profissional deve estar associada justamente no casamento entre teoria e prática

Digamos que você fez um curso teórico em sua área. Possivelmente, a rotina da empresa pode não permitir que os aprendizados sejam utilizados logo de cara. Mas a ideia do desenvolvimento profissional está justamente no casamento entre teoria e prática. 

Procure aplicar aquilo que aprendeu em cursos e livros logo nos primeiros dias. Identifique quais tarefas diárias podem ser aprimoradas por meio de certos métodos que você não conhecia anteriormente. 

Em alguns casos, o aprendizado pode ser tão rico que leva você a fazer verdadeiras revoluções nos processos da empresa. Verifique se isso é pertinente em cada situação e faça testes para não dar nenhum passo em falso e garantir uma evolução real. 

Não se dê por satisfeito 

Procure ser uma pessoa inquieta e mire na meta seguinte para não perder o pique.

Quando a gente bate uma grande meta ou conquista algo batalhado há bastante tempo, é natural que haja certa euforia. A celebração é saudável e nos ajuda a recarregar as baterias para seguir em frente. 

O risco a ser evitado é a acomodação, essa palavra tão perigosa em temas como carreira e empreendedorismo. Atingir um estágio importante não pode ser motivo para você ou sua empresa cair na tentação da estagnação. Procure ser uma pessoa inquieta e mire na meta seguinte para não perder o pique.

O desenvolvimento profissional no empreendedorismo

mulher empreendedora segurando um tablet encostada na mesa de escritório sorrindo olhando para frente

As dicas deste post são para todos, independentemente da área de atuação. Também são relevantes para líderes, pois o desenvolvimento profissional é importante para todos. E se você tem um negócio próprio ou está pensando em abrir um, deixamos aqui algumas dicas de leitura final deste artigo para você seguir em evolução. 

Importância do Desenvolvimento Profissional

O desenvolvimento profissional pode ser realizado de diferentes formas, como cursos, treinamentos, workshops, leituras, networking e outras atividades. É importante escolher atividades que sejam relevantes para os objetivos profissionais do indivíduo.

Investir em desenvolvimento profissional é uma ótima maneira de melhorar as chances de sucesso no mercado de trabalho. Ao adquirir novas habilidades e conhecimentos, os profissionais podem se tornar mais produtivos, competitivos e satisfeitos com seu trabalho.

Faça o teste agora mesmo!

Agora que sabemos que o desenvolvimento profissional é um processo contínuo que requer dedicação e esforço. Ao aplicar as dicas apresentadas neste artigo, você poderá melhorar suas habilidades, aumentar sua produtividade e alcançar seus objetivos profissionais.


Para ajudar você a dar o primeiro passo, experimente o Software Neotriad por 14 dias gratuitos.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =

Rolar para cima