Lançamento: como ter sucesso na sua agência

colegas de trabalho se parabenizando por ter feito um lançamento perfeito no trabalho

O lançamento de um produto, uma campanha ou uma marca é decisivo para qualquer agência de comunicação. Tudo precisa sair dentro do planejado para gerar o impacto esperado e fazer todo o esforço valer a pena. A questão é: como fazer um lançamento perfeito? No artigo de hoje, reunimos algumas dicas que podem nortear o próximo lançamento da sua agência.

Quando pensamos em lançamento, logo vem à mente uma nova marca ou produto. Mas outro bom exemplo é o lançamento de uma campanha, algo que faz parte do dia a dia das agências de publicidade. Muitas vezes, o sucesso da campanha é decisivo para a manutenção ou a conquista de novos clientes. Independentemente do que a sua empresa planeje lançar, valem as dicas a seguir sobre como fazer um lançamento perfeito.

Planejamento é o passo zero

A importância de um planejamento detalhado é tão grande para um lançamento que podemos defini-lo como o passo zero. Tudo que é planejado de forma imprecisa tende a produzir um resultado insatisfatório mesmo que as etapas seguintes do processo sejam bem-feitas. O sucesso começa com o mapeamento minucioso de todos os profissionais que vão compor um lançamento, além das etapas do trabalho e do momento em que cada uma delas vai ocorrer.

  • Lista de atividades: lançar um produto, uma marca ou uma campanha não é simples como apertar um botão de start para que a mágica aconteça. Antes e depois dessa ativação, há uma série de atividades importantes para dar solidez ao lançamento. Cada empresa tem necessidades próprias de acordo com o que planeja lançar. Os líderes devem se reunir para estabelecer essas atividades.
  • Cronograma: definidas as etapas, os responsáveis devem encaixá-las em um cronograma – que também precisa ser detalhado para evitar urgências em momentos cruciais. Antes de qualquer grande projeto, o líder deve olhar bem à frente e preparar seu cronograma de forma retroativa. Isso vai pavimentar o caminho e tornar o lançamento sólido. Se essa linha do tempo não estiver bem redonda, há o risco de o projeto ruir como um castelo de cartas mesmo que algumas etapas tenham sido concluídas com êxito.
  • Equipe: qualquer projeto ou atividade realizada na agência tem uma equipe responsável. No caso de um lançamento, isso é ainda mais importante porque se trata de um projeto chave. O gestor deve fazer uma análise dos colaboradores para montar a melhor equipe com base nas virtudes de cada um. Essa etapa é fundamental independentemente da estrutura e do porte da empresa que fará o lançamento.

(Aqui no blog o planejamento já foi destacado em diversos artigos, tais como Planejamento de sucesso: conheça 4 casos inspiradores e Planejamento estratégico: como superar seus desafios com Neotriad)

O líder deve manter a equipe motivada

Quase todos os lançamentos se traduzem em uma jornada desgastante física e mentalmente. Diante desse cenário, cabe ao líder não deixar a peteca cair para manter uma postura firme à frente da equipe. Também é papel do gestor acompanhar individualmente os colaboradores que fazem parte do projeto para identificar se alguns deles não apresentam a mesma motivação.

O líder tem a missão de buscar caminhos para despertar nesses profissionais aquele brilho nos olhos, que pode perder força ao longo de semanas exaustivas. Em certos casos, vale a pena conceder uma folga para o colaborador recarregar as baterias e poder se dedicar 100% ao lançamento nas etapas seguintes.

(Quando uma equipe inteira rende abaixo do esperado, o gestor precisa identificar o problema que está causando isso. Você sabe quais são os vilões da produtividade das equipes? Confira a lista completa nesse artigo)

Sempre é possível aperfeiçoar o planejamento

No momento em que o planejamento inicial é feito, olhar bem à frente na régua de tempo pode deixar algumas pedras pelo caminho. Um lançamento, por mais bem planejado que tenha sido, sofrerá um impacto fundamental ao longo do processo: a avaliação do público.

No caso das agências de comunicação e publicidade, quantas campanhas foram feitas na melhor das intenções e não foram interpretadas pelo público da maneira esperada? Esse tipo de reação adversa pode acontecer também com um novo produto ou uma nova marca. Há situações em que o dano em termos de imagem (e até financeiro) será severo, mas sempre existem maneiras de atenuar esse efeito negativo.

O que os líderes devem evitar em situações que fogem ao planejado é a passividade. A atitude deve ir na direção contrária: deixar o ego de lado por uma decisão que possa se mostrar desastrada e corrigir a rota o mais rápido possível. Quando o dano é bem reparado, pode até se reverter em algo positivo, como já foi visto em campanhas publicitárias de marcas que tiveram criatividade para tanto.

A correção de planejamento não se dá apenas para apagar incêndios. Todos os profissionais envolvidos em um lançamento – e principalmente o líder – precisam estar sempre muito atentos ao que acontece no Brasil e no mundo. Pautas atuais ou mesmo memes da internet podem funcionar como gancho para a sua marca conquistar mídia espontânea.

(Leia também: Como empreendedores devem lidar com crises)

Análise dos resultados

Depois de toda a correria que envolve qualquer lançamento, é hora de comemorar os resultados desse grande esforço coletivo? Vamos chegar lá, mas antes disso há um penúltimo passo que é vital por alguns motivos. A análise dos resultados obtidos dá aos gestores uma visão mais clara sobre o desempenho coletivo e individual. Será possível, por exemplo, identificar os colaboradores que sobressaíram ao longo do processo, bem como aqueles que renderam abaixo do esperado.

Esse momento de análise é valioso porque permite aos líderes fortalecer a equipe por meio de feedbacks individuais aos colaboradores. Mais do que isso, a avaliação criteriosa dos resultados vai gerar aprendizados relevantes para que lançamentos futuros tenham ainda mais sucesso.

Agora sim, é hora de celebrar!

Depois de semanas (ou meses) de planejamento e execução, o momento é de celebrar o sucesso do lançamento. Nossas dicas de como fazer um lançamento perfeito não poderiam acabar de outra forma: um grande brinde com a equipe envolvida para manter o espírito coletivo e fazer a empresa seguir em crescimento. Que tal conhecer uma ferramenta que pode ajudar você em várias das etapas que envolvem um lançamento? O Neotriad é um software idealizado para melhorar o planejamento e a produtividade individual e coletiva das empresas. Faça o teste grátis por duas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Rolar para cima