Aprendizagem: técnicas para você se desenvolver

aprendizagem, mulher estudando com livros, computador e café na mesa

Seja você um empreendedor, um profissional liberal ou CLT, o desenvolvimento contínuo é o caminho para se manter competitivo. Mas, para evoluir com mais consistência, é recomendável adotar algumas técnicas de aprendizagem. 

Muitos dos métodos que melhor funcionam para criar um mindset voltado ao desenvolvimento são bastante simples. Algumas técnicas de aprendizagem podem ser incorporadas à rotina por qualquer pessoa e trazem resultados bem satisfatórios. 

Nesse post, apresentamos sete das mais relevantes técnicas de aprendizagem. Procure adotar algumas delas para ter mais eficiência em seu desenvolvimento! 

CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO 🍎

Os alimentos que escolhemos diariamente têm um grande impacto sobre o nosso organismo – para além da ideia de engordar ou emagrecer. 

Um estudo da Universidade Harvard aponta que certos alimentos contribuem para o melhor funcionamento do cérebro. Verduras como brócolis e espinafre, frutas oleaginosas como amêndoas e nozes e peixes como salmão e sardinha são alguns exemplos. 

A mesma pesquisa revelou que alimentos muito processados ou ricos em açúcar / carboidratos simples podem tirar a disposição. 

Ainda nesse ponto, vale destacar a importância da hidratação para o bom funcionamento do cérebro. Você sabia que 73% desse órgão é composto por água?! 

MANTENHA UMA ROTINA SAUDÁVEL DE SONO 😴

Algumas pessoas têm uma visão um tanto quanto deturpada do sono. Pensam que poderiam utilizar as horas dedicadas ao repouso para algo “útil”. Se formos bem práticos, vamos perceber que nada como uma boa noite de sono para nos garantir vitalidade. 

Dormir bem é a única forma que o nosso corpo tem de se restabelecer e se manter energizado para o dia seguinte. O sono incompleto ou sem qualidade prejudica todas as atividades, pois compromete o raciocínio e a coordenação. 

Se você busca ter uma aprendizagem plena e rica, dedique uma parte considerável do seu tempo ao repouso. Em média, um adulto deve dormir oito horas por dia, embora algumas pessoas necessitem de um pouco mais ou um pouco menos de tempo de sono por dia. 

ESCUTE MÚSICAS DURANTE OS ESTUDOS 🎧

Um ambiente silencioso como uma biblioteca é tido como ideal para estudar, certo? 

De fato, a calma e a ausência de estímulos externos pode favorecer a concentração, mas um estudo da Universidade de Stanford mostra que a música clássica pode contribuir para o processo de aprendizagem.  

A pesquisa aponta os benefícios da música clássica instrumental. Outros tipos de música, sobretudo aquelas que têm letras, são menos recomendadas, porque o nosso cérebro tende a prestar atenção e acompanhar os versos. 

Atenção: a música é uma sugestão que pode não funcionar tão bem para todas as pessoas. Procure alternar com momentos de estudo em total silêncio para ver como funciona melhor para você. 

EVITE A MULTITAREFA

Enxergar o estudo e o autodesenvolvimento como algo secundário é um erro duplo. Primeiro, porque devemos valorizar de verdade o aprendizado constante e entender que poderá representar o próximo passo em nossas carreiras e negócios. 

O outro problema em deixar os estudos em segundo plano é supor que podemos realizá-los em paralelo com outra atividade. A multitarefa pode ser definida como uma sabotagem que fazemos sobre o nosso cérebro. Por mais que seja difícil de acreditar, nós não somos capazes de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. 

Quando multitarefamos, acabamos perdendo praticamente todo o tempo empregado, pois nenhuma das atividades será cumprida em sua totalidade. 

FAÇA TESTES COM DIFERENTES MÉTODOS DE APRENDIZADO 📚

Uma das técnicas de aprendizagem com resultados mais efetivos é a alternância entre os diferentes métodos. Como dedicamos dezenas de horas aos estudos, é recomendável que a gente busque formas de torná-los menos monótonos para não desacelerar o cérebro. 

Estudar em equipe, por exemplo, é uma das maneiras de mudar a dinâmica habitual. A troca de ideias com outras pessoas pode gerar novos insights e potencializar o aprendizado. 

No formato tradicional de aprendizagem individual, também há maneiras de diversificar. Os livros podem ser intercalados com vídeos, apresentações em slides e podcasts. Busque a versão que mais lhe agrada, mas não deixe totalmente de lado as demais alternativas. 

PROCURE CONTROLAR O ESTRESSE 🥵

Manter a mente tranquila é uma das chaves para um aprendizado realmente eficaz. Quando estamos estressados ou com a cabeça repleta de preocupações, temos mais dificuldade em manter a concentração para reter novas informações. 

Existem até mesmo estudos que relacionam o estresse àqueles momentos em que dá um branco e nos esquecemos de algo importante. Essa falta de tranquilidade compromete a comunicação entre os neurônios e pode gerar uma verdadeira pane mental! 

Para se afastar do estresse, procure se manter ativo e dedique algum tempo a técnicas voltadas à limpeza da mente como leitura, ioga e meditação

ENSINE A ALGUÉM O QUE VOCÊ APRENDEU 🔄

Você sabia que ensinar outras pessoas é também uma forma de aprender?  

Quando transmitimos o conhecimento a alguém, temos de pensar naquele conteúdo e formular uma explicação. Esse processo gera forte atividade cerebral e nos ajuda a sedimentar aquelas lições. 

À medida que você estiver familiarizado com determinado conceito ou técnica, pense na possibilidade de disseminar esse conhecimento.  

DICA EXTRA: ORGANIZE O APRENDIZADO NO TEMPO CERTO!

As sete iniciativas apontadas até aqui são bastante úteis para você aperfeiçoar os estudos e se manter em desenvolvimento. Mas elas não terão a mesma eficiência se você não souber adequá-las à sua rotina.  

O bom uso do tempo é uma das mais importantes técnicas de aprendizagem. Você só conseguirá absorver uma boa dose de conhecimento se estiver dedicado a isso durante algumas horas por semana. O problema é que existem dezenas de outras tarefas que consomem a nossa rotina, não é mesmo? 

Melhorar a gestão do tempo é uma questão de ter a ferramenta certa. O Neotriad ajuda você a controlar quanto leva para cumprir cada atividade do seu dia e a separar um período para o seu desenvolvimento. Além disso, o software é ideal para a gestão de equipes, líderes podem utilizá-lo para aumentarem a produtividade coletiva em seus negócios. 

Quer saber mais sobre o Neotriad e fazer um teste de forma gratuita? Então clique aqui e comece agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Rolar para cima