Antecipe-se e previna-se contra as urgências!

antecipe, imagem ilustrativa com itens representando a saúde

Dia 05 de agosto é celebrado o trabalho de prevenção de Oswaldo Cruz, o Dia Nacional da Saúde. A data tem o objetivo de conscientizar e educar sobre o valor, a importância e os cuidados com a saúde. Continue acompanhando o post e veja como a prevenção e o planejamento são primordiais para uma vida saudável e com equilíbrio.

Antecipe e previna-se

Nessa data, é importante lembrar que a nossa saúde faz parte de um grande planejamento de prevenção, que tem início antes mesmo do nascimento. Se pararmos para pensar, toda mulher no início da gestação precisa de vacinas e remédios para prevenir possíveis doenças e possibilitar uma formação saudável do feto. Depois, nos primeiros dias de vida surgem as primeiras vacinas e elas possuem uma continuidade, um planejamento. Esse planejamento é o passo inicial para um futuro sem urgências, ou seja, doenças.

A prevenção é o melhor remédio para a saúde e em todos os aspectos da vida. Se antecipe e previna-se mantendo uma alimentação saudável, fazer exames e ir ao médico com frequência, ter higiene bucal diária, praticar esportes, beber água, ter boas noites de sono, etc. Tudo para que com o passar dos anos as tão temidas doenças não apareçam de mãos dadas com a idade.

Como vimos, desde pequeno aprendemos que o melhor caminho é o da antecipação. Mas, muitas vezes deixamos de pensar dessa forma e novas prioridades entram no nosso planejamento, deixando a prevenção cair no esquecimento. Além disso, alguns hábitos bastante prejudiciais são adquiridos, principalmente com o estresse e o nervosismo do dia a dia. O cigarro, o álcool e a compulsão alimentícia são os exemplos mais comuns de atividades que precisam ser eliminadas, para não prejudicar a saúde.

Tríade do Tempo

Nesse dia, lembre-se que podemos a cada dia dar um novo rumo para a nossa vida. Se você está sem um planejamento, sem pensar em prevenção, mude. A saúde não pode ficar de lado, ela precisa ser priorizada, então, se antecipe! O primeiro passo pode ser dado conhecendo como você utiliza o seu tempo.

Christian Barbosa, desenvolveu o conceito Tríade do Tempo, com base no princípio de Eisenhower e na trilogia do tempo – que é uma trindade e que geralmente é referenciado em três dimensões: horas, minutos e segundos; manhã, tarde e noite; décadas, séculos e milênios. Nele, Christian propõem a divisão das atividades em três critérios: importante, urgente e circunstancial.

Cada pessoa tem um Tríade do Tempo diferente. Porém, existe uma tríade ideal, que deve ser uma meta para a sua vida. A esfera da importância deve possuir maior percentagem e as demais com percentuais menores. Exemplo: Importância com 70%, Urgente com 20% e Circunstancial com 10%.

Não espere a ajuda de ninguém. Você é a única pessoa que pode planejar a sua vida e capaz de transformá-la, reduzindo as urgências, dizendo não e fugindo das circunstâncias.

Você acha que está pronto para uma mudança? Para uma vida com prevenção? Comente como está o seu planejamento. Queremos ver você focado no que realmente importa. Acesse agora Neotriad e comece a planejar uma novo vida.

Você gostaria de saber como utiliza seu tempo atualmente e qual a percentagem dedicada para cada esfera da tríade? Clique aqui e faça o teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − quatro =

Rolar para cima