Tríade do tempo: como aplicar no planejamento?

tríade do tempo, mãos masculinas fazendo planejamento pelo celular e tablet, caneca na mesa

Todo empreendedor sabe a importância do planejamento para o negócio. Uma das principais causas de fechamento de empresas está relacionada a isso, segundo estudo do Sebrae.

Existe uma grande quantidade de métodos de planejamento — no entanto, costumam ser complexos e demandar um grande esforço para serem colocados em prática. Para ajudar você a planejar de forma eficiente, sem comprometer o seu tempo, apresentaremos neste artigo a Tríade do Tempo e como aplicá-la no planejamento.

Como a nossa vida não gira em torno apenas do trabalho, abordaremos também como essa metodologia pode ser usada no seu planejamento pessoal e como a sua aplicação ajudará você a ter uma vida mais equilibrada. Continue a leitura e descubra!

Metodologia com base científica

Diferentemente de outras metodologias, a Tríade tem base científica. Milhares de pessoas em todo o mundo já responderam a pesquisa e muitas continuam realizando anualmente. Com base nesses questionários, nos dados colhidos pelo Neotriad e outros estudos, o método tem sido refinado continuamente.

Como resultado, tem se mostrado ser um método de planejamento pessoal e profissional que ajuda pessoas e organizações a serem mais produtivos e alcançarem os objetivos. Por este motivo, um grande percentual das empresas listadas na Fortune 500 aplicam a Tríade do Tempo.

O que é a Tríade do Tempo

O método Tríade defende a ideia de que precisamos dividir o tempo em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais.

Para que você alcance os resultados esperados, sua rotina deve se concentrar nas atividades importantes e ter o mínimo possível de atividades urgentes e circunstanciais.

Quais são as esferas apontadas na tríade do tempo?

As esferas são: tarefas importantes, urgentes e circunstanciais. Você deve ter percebido que estas três palavras são o centro da Tríade do Tempo.

Qual é a configuração ideal da Tríade do Tempo?

Para que você garanta produtividade na sua rotina, o ideal é que seu tempo seja dividido da seguinte forma:

  • 70% de tempo para as atividades importantes;
  • 20% de tempo para urgências;
  • 10% de tempo para atividades circunstanciais;

Christian Barbosa: A tríade do tempo

De acordo com o livro A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa, a metodologia é o conjunto de 5 etapas que agrupam em técnicas específicas, um modelo para tornar pessoas e empresas mais produtivas, através de:

  • Identidade;
  • Metas;
  • Planejamento;
  • Organização;
  • Execução;

A aplicação da Tríade do Tempo, testada e aprovada por milhares de pessoas, permitirá que você realize pequenas pausas entre as tarefas, e ainda assim, consiga ser mais produtivo e se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.

Então, ao aplicar a Tríade em sua vida você conseguirá:

  • Aprender efetivamente a equilibrar vida pessoal e profissional;
  • Identificar as atividades que estão roubando seu tempo;
  • Aprender a definir metas efetivas e executá-las;
  • Evitar reuniões desnecessárias e outros compromissos inúteis;
  • Gerenciar seu e-mail e informações de uso pessoal;
  • Aprender a delegar e gerenciar equipes de forma eficaz.

Como ser mais produtivo com a Tríade do Tempo?

Ao conseguir dividir seu tempo entre as esferas “importante”, “urgente” e “circunstancial”, você já começa a garantir mais produtividade na sua rotina.

O ideal é que reserve um tempo e dedique-se a classificação das suas atividades e ações do seu dia. Faça realmente uma auto avaliação para entender o que quebra sua rotina, o que atrasa a entrega das suas tarefas, entre outros.

Após avaliar, siga cada uma das fases da metodologia Tríade do Tempo: identidade, criação de metas, planejamento, organização e execução.

Agora que já conhecemos o método e todos os benefícios que ele traz, que tal vermos como ele pode ajudar no planejamento empresarial e pessoal?

Planejamento Empresarial

O planejamento permite estabelecer objetivos e aumentar o desempenho empresarial, tornando- se uma ferramenta de orientação e aproveitamento de recursos utilizados pela organização. Porém, nem todas as empresas conseguem obter um processo de planejamento eficiente, às vezes pela complexidade do sistema, como ressaltado.

As pequenas e médias empresas têm uma rotina tão corrida que, muitas vezes, sequer pensam em planejar o ano. Ao contrário delas, as grandes empresas definem metas e objetivos, traçam planos estratégicos de longo prazo, e distribuem obrigações para todos os departamentos da empresa com níveis de responsabilidades diferentes.

No entanto, uma coisa em comum entre todas as empresas é que ter o plano não significa cumprir. Segundo Porter e Kaplan, mestres em estratégia, 90% dos planos falham na execução.

A ferramenta Tríade do Tempo ajuda pequenas e grandes corporações, porque utiliza métodos e ferramentas comprovadas. Então, o grande diferencial é que o planejamento deve ser óbvio, simples e prático. Basicamente é antecipar soluções.

Planejamento Pessoal

Todos nós queremos alcançar o sucesso, tanto profissional quanto pessoal. Algumas pessoas contam com a sorte, outras planejam cada passo e seguem um ritmo de conquistas que as levam exatamente onde projetaram. E então, quais das duas opções você vai escolher?

Se você escolheu a segunda opção, sabe que precisa fazer um planejamento pessoal. Ele é necessário para traçar o caminho para o sucesso, e incluirá passos como autoconhecimento e disciplina. Cada meta pode ser adaptada de acordo com os desejos e necessidades de cada um, considerando seu estágio atual e onde pretende chegar.

A metodologia da Tríade do Tempo é um indicador, criado para mensurar o resultado da aplicação do método Tríade, de forma a criar um score de produtividade para que as pessoas possam identificar onde melhorar sua rotina de forma bem prática.

Como fazer o planejamento

Para realizar o planejamento pessoal e empresarial, os passos são os mesmos, e devem ser adaptados a cada situação:

Tenha claro o seu propósito

É preciso ter uma força maior que o leve a agir. No caso da empresa, a missão deve estar arraigada em cada colaborador.

Trace metas

O que você precisa fazer para atingir o seu propósito? Aplique o modelo SMART ao criar metas em sua organização e na sua vida. Distribua essas metas em todos os níveis da empresa.

Utilize uma ferramenta

Contar uma ferramenta é essencial. É praticamente impossível guardar tudo na mente — em um momento ou outro, você esquecerá e ficará suscetível a muitas urgências.

Uma ótima dica é o Neotriad: com ele você pode criar as metas no modelo SMART, gerenciar equipes, delegar tarefas, acompanhar a execução e por meio de indicadores verificar como está o atingimento da meta.

Seja focado

Um dos maiores erros no planejamento é querer fazer tudo ao mesmo tempo. O bom planejamento, na verdade, consiste em escolher poucas metas para serem executadas de uma vez.

Você pode utilizar a regra 8-4-2, que consiste em ter no máximo 8 metas para o ano, escolher 4 para executar no mês e 2 na semana, dessa forma o seu foco e poder de realização será maior.

Analise os recursos

Faça uma análise de SWOT e identifique os seus pontos fortes e fracos (ou suas fraquezas e ameaças). Com base nesses fatores, crie a melhor estratégia para executar o seu planejamento.

Mantenha-se motivado

No meio do caminho é comum ficar um pouco desmotivado e cansado. Tome medidas para manter a motivação pessoal e da equipe.

Relembre o início da trajetória, as dificuldades enfrentadas, onde já chegaram e o quão perto estão dos seus objetivos. Dessa forma, você se manterá motivado a continuar seu caminho e alcançará sua recompensa.

Experimente a Tríade do Tempo e comprove os resultados no seu planejamento

A Tríade do Tempo tem demonstrado resultados expressivos há muitos anos, tanto é que boa parte das maiores empresas do mundo utilizam o método, bem como pequenas empresas e pessoas comuns.

Não acredite no que dissemos, faça um teste! Os nossos estudos comprovam que os resultados passam a ser mais efetivos a partir da 5ª a 7ª semana, mas em 14 dias você já conseguirá notar alguma diferença.

Assine a nossa newsletter, conheça melhor a metodologia e veja os resultados na sua vida e na sua organização!

Banner-Teste-Neotriad-Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − dez =

Rolar para cima