Toda empresa tem muito a ganhar quando cultiva um ambiente de trabalho produtivo. Se todos os colaboradores rendem bem, os resultados aparecem de forma natural e tendem a evoluir.
Uma dificuldade recorrente entre líderes empresariais é contribuir para a criação de um ambiente de trabalho produtivo. Muitos comandantes não passam tempo suficiente com seu time, outros não têm a percepção de que falta rendimento à equipe.
Elevar a produtividade na empresa é um trabalho conjunto, mas que deve ser capitaneado por quem está no topo. Nesse post, apresentamos dicas de como o líder pode ajudar para desenvolver um ambiente de trabalho produtivo e acolhedor.
Muitos profissionais se sentem isolados
O mundo empresarial nem sempre é agregador e inclusivo. A rotina de pressão por resultados e muitas atividades individuais podem levar alguns colaboradores a se sentirem isolados e, por consequência, desmotivados.
Um negócio não deve ter seus funcionários como organismos independentes dentro de uma grande engrenagem. O sentimento de que estão isolados derruba os resultados individuais e coletivos.
É papel do líder atuar na solução desse problema, pois ele tem a autonomia para conversar com as pessoas ou para mudar determinados processos para agregar mais o time. Veja a seguir quais atitudes podem ser adotadas com o objetivo de tornar a sua equipe mais coesa e elevar a satisfação de todos os colaboradores.
1. Conheça pessoalmente os colaboradores
Existe uma velha máxima de que a vida pessoal deve parar na porta da empresa. De fato, não é prudente deixar que questões particulares interfiram no ambiente profissional, tanto do ponto de vista da liderança quanto dos colaboradores.
No entanto, o chefe de uma equipe ou o dono de uma empresa precisa prestar atenção em cada pessoa. Como você vai saber se determinado colaborador teve uma queda de rendimento por conta de um baque familiar?
O diálogo cria um vínculo de confiança entre o líder e seus colaboradores. A empatia demonstrada nesses casos contribui para manter ou desenvolver um maior engajamento por parte dos funcionários. Ao passo que uma atitude fria e distante apenas colabora para o isolamento citado anteriormente.
2. Promova encontros entre as equipes
O famoso “happy hour da firma” pode soar irrelevante para alguns líderes. Porém, esse é um exemplo bem claro de como os encontros entre equipes pode ser benéfico para a empresa.
Aliás, uma boa dica é não se limitar ao happy hour. A ideia é promover reuniões informais na empresa para trocas de experiências dos profissionais envolvidos. É válido, por exemplo, convidar grupos de colaboradores para, semanalmente, compartilhar com os colegas as boas novas de sua vida pessoal e também em termos de resultados dentro da empresa.
Esse tipo de encontro é uma maneira de alimentar o engajamento de todos, que passam a se conhecer melhor e a compreender o que mantém cada um motivado.
Durante essas reuniões informais, cabe ao líder demonstrar interesse em saber um pouco mais da vida das pessoas. A fim de que isso mostre a elas que o profissional no comando se importa com seu bem-estar.
3. Crie um clima de cooperação entre as equipes
Os encontros informais entre as equipes não são a única forma de ampliar o engajamento na empresa. É comum que exista certa independência entre os diferentes times que compõem um negócio. Isso acontece porque nem sempre há uma interface direta que propicie a comunicação constante.
Um dos papéis do líder é criar essas interações para que os profissionais passem a conviver mais. Isso dá uma visão mais global da empresa a todos os envolvidos e ajuda no fluxo de trabalho.
4. Mostre reconhecimento aos colaboradores na frente de todos
É saudável reconhecer bons trabalhos dos colaboradores, pois isso os motiva a manter o ritmo e a buscar resultados ainda melhores. Mas, quando esse reconhecimento é feito publicamente, o impacto atinge outro nível. Elogiar o trabalho de um colaborador na frente dos demais tende a elevar a confiança desse profissional e também a desafiar os demais a mostrarem o seu valor.
Naturalmente, o líder deve se atentar para o risco de acomodação do “funcionário do mês” e também o risco de desmotivação de quem ainda não foi elogiado. Uma forma de atenuar esses efeitos colaterais é fazer elogios a diferentes colaboradores com certa frequência.
5. Dê atenção especial aos recém-chegados
A percepção de isolamento em uma empresa tende a ser maior para os novatos. Chegar em um ambiente desconhecido e ter de se entrosar não é fácil. Por isso, muitas pessoas adotam uma postura introvertida e ficam focadas em sua função.
A adaptação dos novos contratados passa diretamente pela ação do líder. Ainda na primeira semana, vale a pena promover um encontro com as equipes para mostrar que a empresa o está acolhendo.
O efeito do engajamento
A sensação de pertencimento e a certeza de que não se está sozinho no ambiente de trabalho causam um efeito poderoso. Um estudo norte-americano demonstrou como os profissionais que se sentem acolhidos no ambiente de trabalho passam a render mais.
O impacto chama a atenção: em alguns casos, os colaboradores se tornam três vezes mais produtivos quando deixam de se perceber sozinhos na empresa. O grande problema é que o isolamento é um fenômeno crescente no ambiente corporativo. Outro estudo realizado nos Estados Unidos apontou que 40% das pessoas consideram estar nessa situação.
Tecnologia ajuda a criar ambiente de trabalho produtivo
Se você busca criar um ambiente de trabalho produtivo em sua empresa, é importante adotar as medidas apontadas até aqui, mas não apenas isso. A tecnologia pode ajudar bastante no rendimento individual e coletivo, sobretudo se você incorporar um software de gestão de equipes ao dia a dia. O Neotriad é a principal referência nesse segmento e dispõe de funções como o planejamento de atividades e a separação com base no conceito da tríade do tempo. Quer saber mais a respeito e fazer um teste gratuito? Então clique aqui e comece agora mesmo!