Ambiente de trabalho: problemas que mais afetam a produtividade

ambiente de trabalho, mesa de reunião com papeis, pessoas reunida

Diversos fatores afetam a produtividade de sua equipe. Problemas no ambiente de trabalho, tanto nas instalações físicas quanto na convivência entre os membros do grupo, podem trazer impactos consideráveis no rendimento.

Cabe aos gestores tomarem providências para evitar que um ambiente tóxico possa contaminar o clima e desmotivar a equipe. Afinal, isso pode comprometer a produtividade.

Nesse post, vamos relacionar 8 problemas comuns no ambiente de trabalho que afetam o rendimento da equipe. Continue a ler e descubra o que você deve combater!

1. Insatisfação

O estado de espírito de um colaborador é um dos fatores que mais afetam a produtividade. Quem gosta do que faz, se sente mais feliz e motivado para produzir mais. Enquanto isso, o empregado insatisfeito e frustrado fugirá de responsabilidades e trabalhará em ritmo mais lento.

Vários motivos levam à insatisfação no trabalho: 

  • Atritos entre pessoas com pensamentos diferentes;
  • Falta de valorização;
  • Ausência de diálogo com a chefia;
  • Poucas perspectivas de crescimento;
  • Ambiente de trabaçho ruim;
  • Etc;

Você precisa ser hábil em administrar conflitos e estar sempre disposto a ouvir, além de motivar a equipe com premiações por metas cumpridas e outras estratégias.

Um gestor que se mostra próximo ao time será mais capaz de lidar com os desafios. E ser próximo não significa, necessariamente, convidar para uma cerveja depois do trabalho. Significa mostrar interesse pelos colaboradores, tratá-los com respeito e valorizar seus esforços. Isso tudo vai propiciar um ambiente de trabalho agradável para todos, contribuindo para o clima organizacional.

2. Comunicação ineficiente

Falhas na comunicação entre o gestor e a equipe geram problemas no ambiente de trabalho. Os colaboradores precisam de instruções precisas sobre suas tarefas e como executá-las em tempo hábil e, principalmente, saber o que é prioridade e o que não é.

Se a comunicação não flui, o resultado pode ser perda de tempo e de produtividade, o que gera prejuízos. Um exemplo bem simples: a falta de comunicação adequada pode levar dois colaboradores a trabalharem em uma tarefa que requer a atenção de um só. Cabe a você estar atento para que a comunicação interna se mantenha dinâmica.

3. Concentração prejudicada

Um ambiente de trabalho que não possibilita ao colaborador manter o foco, sem interrupções, é negativo para a produtividade. Os modernos escritórios “abertos”, sem divisórias nem paredes, são populares por incentivarem a interação, mas podem apresentar altos níveis de ruído.

Exemplo de ambiente de trabalho ruim

Um exemplo comum são os modernos escritórios “abertos”, sem divisórias nem paredes,  que são populares por incentivarem a interação, mas podem apresentar altos níveis de ruído. 

O segundo exemplo seria o formato de home office, muito usado durante a pandemia ocasionada pelo vírus COVID19. Ao trabalhar em casa, o colaborador garante benefícios como evitar o deslocamento ao escritório, entretanto, ele precisa lidar com alguns problemas que podem afetar a sua produtividade, como os sons do bairro ou de sua própria casa, oscilações de internet, etc.

Coisas como barulhos simples, conversas paralelas, tosses, toques de telefone, portas batendo e cachorro latindo distraem muito mais do que você pode imaginar. Por isso, vale a pena conversar com a equipe e reavaliar e readequar o ambiente de trabalho, seja ele presencialmente no escritório ou em formato home office. 

4. Falta de feedback

Para que seu time atue com eficiência, é necessário que você dê feedback. Esse termo inglês significa algo como “alimentar de volta ou retroalimentar”. Ou seja, você precisa “alimentar” a equipe com críticas construtivas, para validar ações e incentivar o aprimoramento dos processos que estão deixando a desejar.

Por meio do feedback, os colaboradores entendem se seu desempenho está dentro do esperado ou se precisam melhorar. Um gestor que oferece feedback mostra que respeita e valoriza sua equipe, pois estimulará a autoestima e a autoconfiança.

Situações de trabalho onde faltaram feedbacks

A falha em oferecer retorno aos colaboradores leva a mais uma consequência negativa para a produtividade: a perda de talentos. No livro “Com gente é diferente”, o autor Eugênio Mussak mostra como as empresas perdem profissionais talentosos por simples falta de feedback.

Ele exemplifica com duas situações: na primeira, ao demitir um empregado que não apresentou bom rendimento, o gestor ouve do colaborador que nunca mudou seus procedimentos porque nunca foi informado de que deveria agir de outro modo.

No segundo caso, um profissional competente comunica ao gestor que está se demitindo por achar que não faria a menor falta, pois nunca sentiu que seu trabalho fosse valorizado.

Portanto, você precisa conhecer bem o seu time e estar pronto para oferecer críticas construtivas. Orientando e remanejando tarefas de acordo com as habilidades de cada um.

Para se aprofundar no assunto e entender como dar bons feedbacks, recomendamos o webinário abaixo:

5. Falta de suporte tecnológico adequado

Os gestores nem sempre percebem que sua equipe não conta com ferramentas adequadas para executar o trabalho, o que leva a desperdício de tempo. Seja no escritório, seja trabalhando remotamente, a falta de suporte tecnológico apropriado pode prejudicar a produção.

Muitos empregados já usam seus próprios dispositivos móveis para facilitar tarefas. Buscar soluções para integrar tais dispositivos a ferramentas de colaboração já disponíveis no mercado terá impacto altamente positivo na produtividade. Estamos na era da mobilidade: forneça as ferramentas tecnológicas adequadas para que sua equipe possa trabalhar na empresa.

6. Excesso de conectividade

A consequência do excesso de conectividade é que os limites entre vida profissional e pessoal se tornam mais difusos. As pessoas se sentem pressionadas a responder e-mails imediatamente e a acompanhar constantemente as trocas de mensagens em aplicativos e redes sociais, por receio de perder assuntos importantes.

Isso pode não ser saudável nem produtivo, uma vez que o excesso de demanda gera estresse e desconforto. Um bom gestor precisa respeitar a vida pessoal dos colaboradores e não pressionar por respostas imediatas, caso estejam fora do horário de trabalho.

Por outro lado, uma certa flexibilidade quanto ao uso de redes sociais em horários que não prejudiquem o trabalho pode ser até positiva, desde que monitorada pela empresa, para evitar abusos.

7. Falta de treinamento adequado

Para manter a produtividade em alta, seus colaboradores precisam receber treinamento. Ter a oportunidade de fazer cursos e de participar de palestras também é um diferencial. Seu time se sentirá valorizado e motivado a retribuir sua confiança.

Não negligencie as necessidades de treinamento da equipe, pressupondo que basta fornecer as ferramentas e só. Fazer altos investimentos em recursos que não serão plenamente usados por falta de conhecimento é perda de tempo e de dinheiro.

8. Ambiente de trabalho desconfortável prejudica a produtividade

A falta de conforto nas instalações físicas do escritório afetam o ânimo e, consequentemente, derrubam a produtividade. Como já foi mencionado, o problema de excesso de ruído precisa ser combatido.

A temperatura também influencia, e muito, na produtividade. Já se sabe que o rendimento é maior quando a temperatura está entre 20º e 25º Celsius. A mesma importância deve ser dispensada à iluminação: quanto mais luz natural incidindo no ambiente de trabalho, mais saudável será esse ambiente.

Os móveis precisam ser ergonômicos para proporcionar conforto. Um estudo de ergonomia de universidades britânicas publicado no British Journal of Sports Medicine sobre sedentarismo no ambiente de trabalho aponta a relação entre saúde, bem-estar físico e produtividade. O mesmo estudo recomenda trabalhar em pé, no mínimo, duas horas durante o expediente, o que pode ser facilitado com escrivaninhas ajustáveis que permitem alternar períodos em pé e sentado.

Como evitar problemas e aumentar a produtividade da sua equipe

No vídeo abaixo, nosso CEO Glauco Oda compartilha os 4 principais fatores que aumentam a produtividade das equipes. 

Seguindo estas dicas, é possível evitar problemas que afetam o desempenho dos profissionais e ainda garantir mais produtividade para toda a empresa. Confira!  

Elimine os problemas com uma ferramenta digital com foco em produtividade

Estar sempre atento aos problemas mencionados no post é muito importante para manter o ambiente profissional mais produtivo. Mas você pode ter a ajuda de um software de gestão com foco em produtividade para isso. Ele pode auxiliar gestores como você a automatizar rotinas e processos, controlar melhor o andamento dos projetos e facilitar a delegação de tarefas para a equipe profissional.

O Neotriad é uma ferramenta que possui todas essas funções e muito mais. Experimente a versão gratuita do software por duas semanas e comece já a melhorar seus níveis de produtividade.

 


4 comentários em “Ambiente de trabalho: problemas que mais afetam a produtividade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Rolar para cima