Gestão de Pessoas: Por que investir?

gestão de pessoas, gestor de engenharia conversando com sua funcionaria enquanto ela segura um notebook

As áreas de engenharia normalmente são tidas como ambientes de trabalho duro, muita responsabilidade e pressão, mas isso não significa que não haja espaço para uma boa gestão de pessoas.

Se você sente que sua empresa poderia se beneficiar de uma gestão de equipes mais organizada e profissional, mas não sabe exatamente como isso iria mudar o ambiente de trabalho, ou se quiser apenas entender um pouco mais sobre o assunto, veja a seguir os motivos que identificamos para justificar os esforços de aprimoramento da gestão de pessoas.

Fortalecimento da cultura organizacional

Toda empresa, independentemente do porte, área de atuação ou setor, é definida por sua cultura e metodologia de trabalho, que nada mais é do que o reflexo das pessoas que nela atuam.

É muito comum, principalmente em instituições maiores e mais renomadas, existir algum tipo de referência de conhecimento geral. Essas características — que são atribuídas — tornam-se a identidade dessas marcas.

Elas podem ser conhecidas por, entre outros aspectos, serem inovadoras, agressivas, lentas, burocráticas, produtivas ou alternativas. Todas essas características refletem a cultura organizacional e os valores cultivados.

Se você se preocupa em manter a organização praticando e respeitando os valores presentes no plano de negócio, é essencial dar atenção à gestão de equipes.

Garantia de motivação e produtividade

Uma vez que todos os colaboradores de uma empresa são seres humanos, e não máquinas, o bom gerenciamento do clima organizacional reflete necessária e diretamente na motivação e pré-disposição diária para o trabalho, o que, por sua vez, afeta positivamente a produtividade de todos.

Ter que trabalhar duro a semana toda para conseguir atingir metas e obrigações junto à empresa não é tão agradável quanto desempenhar o seu serviço da melhor maneira possível para alcançar objetivos que você compartilha com a instituição e seus pares.

Por isso, o nível de comprometimento e a vontade de produzir resultados são extremamente afetados por uma boa gestão de pessoas.

Além de um melhor entendimento do papel de cada um na grande engrenagem do negócio, é possível conseguir conquistar a confiança dos funcionários e até proporcionar um ambiente favorável para estudos de melhorias nos processos e o desenvolvimento de inovações.

Assim, é possível atingir melhores índices de produtividade sem aumentar a pressão e os atritos.

Diminuição do turnover

Ainda que possa parecer óbvio, é necessário ressaltar que uma gestão bem feita das pessoas resulta em menor rotatividade nos departamentos.

Funcionários mais satisfeitos e alinhados com a cultura da empresa se sentirão seguros para tocar a vida e seus projetos pessoais sem muitos solavancos no caminho. Além disso, terão mais foco para produzir e manter o negócio funcionando em perfeito estado, em vez de estarem sempre de olho em novas oportunidades profissionais.

O fortalecimento desse vínculo ajuda na confiança entre ambas as partes e propicia a criação de planos e estabelecimento de metas de mais longo prazo, o que é ótimo para a estabilidade dos negócios.

Um clima mais seguro e estável quanto à empregabilidade gera menos agitação e diminui também o volume de processos de contratações e treinamentos, o que diminui os custos com ações trabalhistas e despesas com formação e rescisões, além de eliminar a necessidade de investir tempo na preparação de um novo funcionário para a função que ele assumirá.

Melhor clima organizacional

Empresas que vivenciam cotidianamente disputas internas, brigas e desentendimentos entre seus stakeholders muito provavelmente são aquelas em que o clima organizacional precisa ser melhor gerido.

A competição saudável entre as equipes, com o objetivo de conquistar melhores resultados para a organização, é uma boa prática e deve ser estimulada, mas da maneira correta.

A diferença entre um ambiente de pressão e agressividade e um outro de corrida para o atingimento de metas está na forma de conduzir e manter um clima organizacional favorável. Por isso, o investimento em um bom ambiente de trabalho é tão importante.

Ter um contexto favorável significa conseguir diminuir os desentendimentos e rixas e proporcionar atitudes de cooperação e companheirismo. Isso fará com que a liderança seja mais efetiva e inspiradora, haja melhor engajamento entre as pessoas e as áreas e, também, irá garantir a correta motivação para todos os liderados.

Diminuição de erros e do retrabalho

Um negócio onde todos já compreendam bem a função de cada um e comunguem das metodologias adotadas nas tarefa propiciará, sem sombra de dúvidas, um volume de erros de procedimentos muito menor.

Normalmente, todos os processos são vinculados e estão amarrados por algumas entregas compartilhadas por mais de uma pessoa ou área. Isso significa que, quanto mais efetivo for o engajamento existente entre os envolvidos, menor será a probabilidade de algo sair dos trilhos.

Com menos erros nas entregas, diminui também a ocorrência de retrabalho, que é a necessidade de refazer uma tarefa porque, na primeira vez em foi executada, o resultado foi insatisfatório ou até mesmo equivocado.

Diminuindo a ocorrência de falhas durante os processos e a necessidade da realização de correções, você irá conseguir cultivar uma equipe de alta performance em sua empresa. Que gestor não procura isso?

Conhecimento corporativo

Quando falamos em redução de turnover dentro do ambiente de trabalho, acabamos também tratando de uma evolução do conhecimento corporativo.

Ele é o que mantém os índices de resultados atingidos pelo negócio estáveis ou em crescimento, e pode ficar fragilizado em casos de abandono de função ou da piora do convívio interno.

O conhecimento corporativo depende da troca constante de informações e do bom alinhamento das responsabilidades de cada colaborador.

Por mais que seja importante documentar procedimentos, formas de utilização de tecnologias e as boas práticas do negócio, nada disso garantirá que o ritmo de trabalho será mantido caso a gestão de pessoas não ajude a manter a integração e a harmonia corporativa.

Se você percebe e acredita que uma boa gestão de pessoas pode melhorar a convivência entre colaboradores, os resultados e o prazer de trabalhar; está em busca de melhores resultados para você e para seu negócio, e entende que uma ferramenta de trabalho focada em uma gestão profissional pode ser o diferencial que faltava para sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para um gestão de pessoas mais eficiente e produtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − oito =

Rolar para cima