As pessoas que ocupam cargos de liderança sabem da importância da gestão de equipes para o bom funcionamento do negócio. Isso acontece porque com uma boa gestão você sabe determinar a quem delegou cada tarefa, como está o seu andamento, os prazos a serem cumpridos e tantas outras informações preciosas.
No entanto, sabemos que nem sempre é assim. Não obstante a adoção de uma gestão de equipes, alguns gestores se perdem dentro dos seus próprios comandos e orientações, o que torna o trabalho ineficiente.
Por isso, o ideal, além de gerir a equipe, é se valer de uma plataforma nessa gestão. Afinal, se soubermos usar a tecnologia a nosso favor, ela pode fazer maravilhas.
Continue lendo e veja as vantagens de se utilizar um software na gestão de equipes.
Mais acesso às informações
O uso de software de gestão oferece o armazenamento de todos os dados registrados relacionados à gestão.
Isso significa que, por meio de acesso rápido e fácil, ele pode rever a quem foi delegada cada função ou cada trabalho determinado, não sendo preciso verificar anotações em papel avulso ou perguntar aos próprios funcionários quem ficou responsável pelo quê.
Assim, o gestor tem todas as informações de sua gestão centralizadas em um local seguro e de fácil acesso.
Monitoramento da equipe
O software de gestão coloca o gestor em permanente contato com sua equipe, permitindo-lhe verificar, em tempo real, o trabalho que está sendo desenvolvido por cada um dos colaboradores.
Nesse sentido, é possível avaliar se o trabalho está sendo realizado no tempo certo e da maneira certa. Isso, por sua, vez, proporciona a chance de interromper o trabalho que não está condizente com o determinado ou que não preencha os requisitos de qualidade antes que seja concluído.
Tudo isso sem contar que o gestor tem total controle sobre a atuação de toda a equipe, o que favorece o trabalho de gestão e sua eficácia.
Facilidade de comunicação
É possível delegar as tarefas por meio do próprio software, tornando a comunicação entre gestor e colaboradores direta e centralizada. Essa facilidade reduz os canais pelos quais a comunicação passa, garantindo que a mensagem chegue da forma mais clara e precisa ao receptor.
Isso reduz de forma significativa as interferências indevidas e os ruídos na comunicação entre as partes interessadas, o que torna o trabalho de ambos mais eficiente e em sintonia com a gestão do negócio.
Maior controle
Como vimos, o software oferece um canal direto de comunicação entre gestor e seus colaboradores e ainda o monitoramento em tempo real de cada membro da equipe.
Isso permite ao gestor um controle efetivo sobre o trabalho desempenhado por cada colaborador, bem como maior controle sobre todas as informações, o que permite que todas as variáveis sejam consideradas, sem chance de esquecer e deixar alguma de fora.
O software permite avaliar a qualidade e a produtividade de todas as pessoas. É tudo de forma direta, sem necessidade de contar com informações repassadas por terceiros e sem precisar esperar pela conclusão da tarefa para verificar o tempo despendido e a sua qualidade.
E, além do próprio trabalho dos colaboradores, o gestor acompanha a gestão a partir de um panorama geral, o que lhe permite avaliar melhor os seus resultados.
Esse controle proporciona, assim, a produtividade e a eficiência da gestão.
Medição e comparação dos resultados
Como vimos anteriormente, a plataforma voltada para a gestão de equipes permite um histórico de todos os dados e informações referentes aos trabalhos distribuídos entre os membros.
Nesse sentido, é possível medir o desempenho de cada colaborador a partir dos resultados obtidos ao longo de um período, bem como o seu resultado com o de outros colaboradores.
Não que a gestão de pessoas seja uma ciência exata e as pessoas tenham que desempenhar a mesma função ao mesmo tempo. Contudo, é interessante ter um parâmetro sobre o qual se apoiar ao avaliar o trabalho de cada um.
Economia de tempo e de custos
Acompanhar e monitorar a gestão de equipes por meio do software representa, sem dúvida, economia de tempo e de recursos para o gestor porque ele não precisa interromper o desempenho de uma tarefa para checar com cada membro da equipe o que cada qual está fazendo naquele momento, como anda o seu desempenho, se está havendo alguma dificuldade, entre outros. Enfim, tudo isso é feito de forma direta pela plataforma.
Da mesma maneira, como há um monitoramento em tempo real, caso o gestor detecte qualquer falha no desempenho de alguma função, é possível interrompê-la antes que seja concluída de forma errada e haja a necessidade de refazê-la.
Isso tudo significa economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro.
Mais foco
Contar com uma ferramenta para operacionalizar, monitorar, manter um canal direto de comunicação e de controle do trabalho, e ainda registrar todo o comando da gestão de equipes, representa uma facilidade no trabalho do gestor.
E, ao tornar esse trabalho mais fácil e prático, o gestor dispõe de mais tempo para o que importa. Afinal, toda gestão envolve uma série de atividades relacionadas, cada um delas com suas particularidades.
Nesse sentido, o uso de um software de gestão adequado ajuda o gestor a analisar a interação entre as diferentes tarefas distribuídas, planejá-las de forma eficaz, além de poder identificar o caminho mais vantajoso a ser seguido para uma perfeita execução.
Por tudo isso, a plataforma de gestão tende a permitir ao gestor focar o que realmente importa.
Dessa forma, a gestão de equipes operacionalizada por meio de um software torna a gestão mais fácil e eficiente, o que, por sua vez, implica um trabalho mais produtivo e mais dinâmico.
Se você ainda não conta com um software de gestão de equipes em sua empresa, talvez seja o momento de mudar isso. O Neotriad é um exemplo de software especializado em Gestão de Equipes, dando espaço para projetos, processos e relatórios de produtividade. Para mais informações, converse com um de nossos especialistas! Basta preencher o formulário abaixo e entraremos em contato: